Viola Braguesa
Desde finais do séc. XIII, mais concretamente no Cancioneiro da Ajuda (1280), que se encontram representadas em várias iluminuras, violas de mão tocadas por jograis, instrumentos que prefiguram a forma essencial da vihuela ou viola quinhentista, cuja essência está na origem da viola atual.
Herdeira da vihuela é a a Braguesa ou Viola de Braga, instrumento popular do Noroeste português. Em Aveleda, Braga, foram recolhidas por Ernesto Veiga de Oliveira, junto do violeiro Domingos Machado, duas afinações: Mouraria Velha, do agudo para o grave, SOL3 MI3 SI3 LA2 MI2, e Moda Velha, do agudo para o grave, LA3 FA#3 SI3SOl2 RE2. Esta tem a particularidade da 3ª ordem de cordas (SI3) ser a mais aguda, o que lhe dá uma sonoridade muito própria. Julga-se ser a afinação mais antiga da Viola Braguesa.
Nas fotografias, Viola BraguesaVA20C , fabrico Artimúsica Instrumentos Musicais Lda
Disponível em Casa da Guitarra
+info em geral@casadaguitarra.pt, facebook e instagram.
A Casa da Guitarra comercializa Violas Braguesas do construtor Artimúsica, Instrumentos Musicais, Lda, empresa fundada em Setembro de 1992, distinguindo-se pela construção artesanal de instrumentos tradicionais portugueses.
O método tradicional de construção que há mais de 100 anos foi iniciado pelo mestre Joaquim José Machado, avô dos atuais mestres Manuel Carvalho e José Carvalho, constitui, ainda hoje, a base para esta arte de fabrico, o que faz com que cada instrumento seja reconhecidamente uma peça única.
Na casa da Guitarra pode encontrar guitarras portuguesas, cavaquinhos ou violas de Arame , entre outros instrumentos deste construtor.