Oficina de Pequenas Reparações por Diogo Valente

Oficina de Pequenas Reparações Diogo Valente, dos Instrumentos Valente


Setembro
26
2020
Oficina de Pequenas Reparações orientada por Diogo Valente
(Instrumentos Valente)
Inscrição: 30€
nº máx e min. de participantes: 5 | 8
Nesta oficina, orientada pelo construtor de cordofones Diogo Valente, os participantes vão ter a oportunidade de contactar com alguns processos envolvidos na manutenção e em pequenas reparações de cordofones pulsados e ou tangidos (guitarras, cavaquinhos, violas, entre outros).
Serão igualmente explicadas formas de adaptar as nossas ferramentas caseiras ao ofício de violeiro, tendo em vista a autonomia dos seus utilizadores.
Uma oficina aberta a todos! Músicos e não-músicos. Uma ocasião para estreitar o vínculo com os nossos instrumentos e para melhor perceber o seu funcionamento!
Bio
Diogo Valente é um jovem construtor de cordofones, com oficina em Avanca, Estarreja, a Instrumentos Valente, onde sozinho constrói cavaquinhos rurais e urbanos, machetes, braguesas, cavaquinhos brasileiros, guitarras, entre outros instrumentos de cordas.
Licenciado em Design de Produto, trabalhou como designer numa empresa de construção de cordofones, entre 2013 e 2015, experiência que o “desafia” a construir o seu primeiro instrumento, uma sanfona, na varanda da sua casa. O entusiasmo leva-o a deixar a empresa e a trabalhar em nome individual como violeiro.
Um percurso sobretudo de autodidacta apoiado por ensinamentos daquele que considera o seu mestre, José Gonçalves, o violeiro da Cónega (Braga), permitem a Diogo Valente afirmar-se como construtor artesanal de cordofones.
COVID – 19
Para segurança de todos, nesta oficina serão observadas as seguintes regras sanitárias:
– uso de máscara;
– higienização das mãos;
– distanciamento social.