Novembro
08
2020

Curso de Curta Duração de Guitarra Portuguesa, orientado pelo professor Eduardo Baltar Soares.

Horário

  • Novembro, dias 7, 14, 21 e 28, das 10h às 12h

Tempo de sessão

  • 2 horas

Participação

  • 65€ por participante

Inscrição

  • geral@casadaguitarra.pt

Local

Casa da Guitarra, Av. Vímara Peres, 49, 4000-545 Porto

 

𝐂𝐎𝐍𝐓𝐄Ú𝐃𝐎𝐒

 

Sessão 1

História do instrumento; Componentes e funcionamento acústico; postura do corpo e mãos em relação ao instrumento; Primeiros exercícios; Introdução à leitura de tablaturas e partituras;


Sessão 2

A guitarra de Lisboa: Contextualização do papel da guitarra no género musical do Fado; Diferentes estilos de fado; abordagem inicial ao Fado Maior e Menor; Sessão 3: A Guitarra de Coimbra: O papel da guitarra no Fado; Formas e estruturas da Canção de Coimbra: Alguns exemplos; Início do estudo da Canção das Lágrimas;


S
essão 4: Guitarristas Lendários: de Pedro Caldeira Cabral a António Silva Leite; exemplos de música instrumental: Carlos Paredes e Armandinho; início do estudo da Balada da Saudade.

 

Eduardo Baltar Soares

É professor, é licenciado em História pela Universidade do Porto, Mestre em Ensino da Música pela Universidade do Minho e guitarrista diplomado pelo Conservatório Superior de Música de Salamanca.

Apresentou-se em diversos ciclos de concertos e festivais em Portugal, Espanha, França, Alemanha ou Estados Unidos. Conta com colaborações frequentes com a soprano espanhola Maria Eugénia Boix, com o flautista hispánico-nipónico Guillermo Tomson, os percussionistas brasileiros Fernando Chaib e Denilson Oliveira e o guitarrista luso-alemão Luís Holzl em projectos musicais heterogéneos.

Com considerável experiência docente em Espanha e Portugal, é professor de Guitarra Portuguesa e Guitarra Clássica na AEMP desde 2015.

+ info: geral@casadaguitarra.pt | 222 010 033 | www.casadaguitarra.pt/escola