Loja /
CAVAQUINHO BRASILEIRO ARTIMÚSICA Meio Luxo CV51C (11151)

470.00

Modelo CV51C (11151)

Construção artesanal

Tampo – cedro sólido; fundo e ilharga – nogueira sólida  seleccionada; braço –mogno; escala – panga panga; sanefas- 2

Descrição

De Portugal para o mundo IV
A folclorista brasileira Oneyda Alvarenga sublinha que ” Visto que foi pela colonização portuguesa que o Brasil começou a existir como nação (…) é natural que coubesse ao português a parte preponderante na constituição da nossa música. De Portugal e através de Portugal, recebemos todos os instrumentos produtores de som, (…) entre os quais se salienta o violão, a viola, o cavaquinho, o violino, o violoncelo, a sanfona, a flauta, a clarineta, o oficleide, o piano.” O cavaquinho chega ao Brasil diretamente da metrópole ou, como defendem alguns autores, mediado pela Braguinha da Madeira.
O modelo brasileiro é maior do que a sua versão portuguesa, com uma caixa de ressonância maior e mais funda, escala em ressalto, com 17 trastes e boca mais pequena, sempre redonda.
É, normalmente, afinado em Ré, Sol, Si, Ré, mas nas palavras do historiador Luís da Câmara Cascudo “Essa história de afinação não é dogma (…) é diversa e vai mudando de Estado para Estado.”
“O modo de tocar cavaquinho brasileiro é uma mistura de Europa e África, onde na mão esquerda se faz os acordes tonais vindos do velho mundo e na mão direita pode sentir-se o rufar dos tambores africanos.” (Ângelo Corrêa)
É transversal a toda a música popular brasileira, animando bailes pastoris, bumbas-meu-boi, emboladas, cateretês, cheganças-de-marujos, chulas, modinhas e os incontornáveis choros e sambas.
Fonte: Jorge Dias | Oneyda Alvarenga

A Casa da Guitarra comercializa  Cavaquinhos Barsileiros do contrutor Artimúsica, Instrumentos Musicais, Lda, empresa fundada em Setembro de 1992, distinguindo-se pela construção artesanal de instrumentos tradicionais portugueses.
O método tradicional de construção que há mais de 100 anos foi iniciado pelo mestre Joaquim José Machado, avô dos atuais mestres Manuel Carvalho e José Carvalho, constitui, ainda hoje, a base para esta arte de fabrico, o que faz com que cada instrumento seja reconhecidamente uma peça única.

Além do cavaquinho brasileiro, na casa da Guitarra pode encontrar guitarras portuguesas, bandolins ou violas de Arame , entre outros instrumentos deste construtor.