Celebrando Carlos Paredes
Em 2025, assinala-se o primeiro centenário do nascimento de Carlos Paredes: figura ímpar da música portuguesa, cuja obra revolucionária, continua a inspirar e fazer sonhar todos aqueles que a escutam.
A sua obra nunca conheceu barreiras ou amarras, sendo tocada em todo o mundo no seu instrumento original (a guitarra portuguesa) ou adaptada para as mais variadas formações (desde quartetos de cordas, a combos de jazz ou grandes orquestras). Desta forma, a sua música é profundamente original, mas também profundamente familiar e o seu carácter é tão universal como português. Por isso, é capaz de conter elementos de aparente contradição, não fosse ela profundamente enraizada na observação do Homem e na vivência da sociedade do tempo que Carlos Paredes viveu.
Neste concerto propomos viajar pelas composições de Gonçalo Paredes, Carlos Paredes Pedro Caldeira Cabral e Alcino Frazão. Acompanhando a guitarra portuguesa, guitarra clássica, clarinete e clarinete-baixo estará a prosa e poesia na voz de Nuno Meireles, num percurso para descobrir as músicas que a guitarra de Paredes abriu. Assim, no dia 15 de fevereiro, pelas 21h30, a entrada é livre.
Clarinete e Clarinete Baixo: Ângelo Santos
Guitarra Clássica: Agustín Lasalle
Guitarra portuguesa: Eduardo Baltar Soares
Voz: Nuno Meireles
Programa
Entrada – Pedro Caldeira Cabral (GP, GC, CB)
3 Baladas – Pedro Caldeira Cabral
Balada da Oliveira (GP, GC, CB)
Balada do Castanheiro (GP, GC)
Balada da Amendoeira (GP, CB)
Danças Portuguesas n.1 – Carlos Paredes (GC, C)
Variações sobre uma dança popular – Carlos Paredes (GP, GC)
Portugalicia – Alcino Frazão (GP, GC)
António Marinheiro – Carlos Paredes (GP, GC)
Variações sobre o Mondego – Gonçalo Paredes (GP, GC)
Porto Santo – Carlos Paredes (GP, GC, CB)
Dança dos Camponeses – Carlos Paredes (GP, GC, CB)
Frustração – Carlos Paredes (GP, GC, C)