Event Date
2023-06-03

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 

Através de um workshop e concerto, sábado, dia 3 de junho, Felipe Mancini e Okan Kayma trazem à Casa da Guitarra música brasileira e a sua história.

 

O Workshop: 10€ 

Entendendo a rítmica brasileira a partir do viés histórico e social terá início às 10h30 e a duração de 2 horas. No workshop, será abordado o entendimento da evolução do sistema tonal e como isso molda a música que será feita na América e ocidente. Uma breve abordagem sobre como as diferentes regiões de África pensavam música e, a partir daí, será feita uma reflexão sobre como essa imensa diáspora se organizou no Brasil. Para além disso, o workshop debruça-se sobre a formação de estilos musicais como o lundu, a modinha, o fado, o maxixe, o choro e o samba de roda. Processos sociais e políticos, tais como a estadia da família real portuguesa no Brasil, a abolição, a proclamação da república, o surgimento da classe média carioca e as ondas migratórias internas, são alguns dos fatores influenciadores.
 

O Concerto: Entrada livre

Às 16 horas, inicia-se o concerto que apresenta o projeto conjunto denominado: Brasilidade delicada numa conversa musical entre violão e percussão. O violão do compositor, arranjador e produtor brasileiro Felipe Mancini encontra na Europa a percussão do músico, produtor musical e educador Okan Kayma, num concerto que traz músicas autorais e arranjos originais para choros, sambas e cantos tradicionais do Brasil. Desta forma, o espetáculo revela uma música brasileira repleta de influências de portugueses, dos povos originários e da intensa diversidade das nações do
continente africano, que fizeram do país um caldeirão étnico e cultural. Assim, esse encontro brasileiro de violão e percussão em terras europeias, alia elementos clássicos com rítmica, dinâmica, virtuosidade e delicadeza, além de muita improvisação. Por fim, o concerto é ainda uma conversa com o público, em que os músicos demonstram aspectos do desenvolvimento da música brasileira e o seu papel na formação social do país.
 
Felipe Mancini
Violonista, compositor, arranjador e produtor brasileiro, formado em violão pela Escola de Música do Estado de São Paulo e pesquisador da formação social da música brasileira. Lançou em 2020 o single “Lambá”, arranjo para um vissungo – cantos afrobrasileiros de grande importância sociocultural nos tempos da escravidão e extração do ouro em Minas Gerais. Em
2019, lançou seu primeiro disco solo, “Passagem”, em que compôs e arranjou todas as músicas, além de tocar diversos instrumentos. Durante a pandemia, contribuiu à distância com gravações e produções para artistas de várias partes do mundo, como EUA, Inglaterra, Emirados Árabes e Coréia do Sul. Por exemplo, arranjou e gravou a faixa “Just Chilling” para a artista sul coreana Neon Bunny, premiada com melhor álbum pop no Korean Music Awards em 2012. Também ministrou o curso “Discutindo música brasileira a partir de aspectos sociais e históricos”.
 
Okan Kayma 
Músico percussionista, produtor musical e educador, desenvolvendo trabalhos em múltiplas linguagens artísticas. Aprofundou os seus estudos sobre o universo da música afro-brasileira com diversos mestres e pesquisadores: Dinho Gonçalves, Naná Vasconcelos, Letieres Leite, Gueladjo Sané, Alberto Ikeda, Ari Colares e Ivan Vilela. Foi para a Europa, em 1997, para participar na Mostra Internacional de Teatro de Ribadavia (Galiza) e na Expo’98 de Lisboa, como músico do Auto da Barca do Inferno (Grupo Dragão 7), sendo convidado a radicar-se em Portugal para desenvolver projetos musicais e artístico-sociais, workshops e palestras no universo da lusofonia (Rao Kyao, Yami, Balleteatro, Companhia de Atores). Além disso, em 2016, publicou o seu livro “Caderno de Ritmos Brasileiros e Instrumentos de Percussão”, lançado em vários países, resultado da sua pesquisa sobre o universo da música popular brasileira. Assim, inicia o seu projeto como músico solo, em 2020. Este conta com composições autorais, numa fusão entre ritmos afro-indígenas, samplers, atabaques e outros elementos, em diálogo com a musicalidade e ritmos tradicionais dos locais ao seu redor. Por fim, em 2021, lança este novo projeto de criação e produção musical com o álbum “Groove da Mata”.
 
Instagram:
@flpmancini
@okan_kayma