Event Date
2022-02-19 > 2022-02-19 | (Portuguese) 18:00

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Colectores é um duo de música instrumental formado em 2020 por Pedro João e Doc Rossi, com composições originais centradas no cavaquinho português e no bandoloncelo ou cítara barítono.

Tanto o cavaquinho como o bandoloncelo estão intimamente ligados a repertórios e geografias muito específicas, no entanto, para este projecto optamos por explorar mais as suas capacidades expressivas e tímbricas.
As composições partem de novas premissas expressivas, que não apenas o contexto habitual destes instrumentos. Trata-se de uma abordagem que não recusando ou fazendo tábua rasa de um legado, dá voz livre aos instrumentos procurando libertar e explorar todo o seu potencial expressivo.

 

 

Entrada Livre | lotação Limitada

reservas : geral@casadaguitarra.pt | +351 222 010 033 | +351 938278213

Para assistir aos espetáculos é necessário apresentar uma das seguintes modalidades do Certificado Digital Covid da UE:
– Certificado de vacinação;
– Certificado de recuperação;
– Certificado de testagem negativo (teste PCR realizado nas 72h antes do evento; teste antigénio realizado nas 24h antes do evento; a admissibilidade de autotestes está sujeita às medidas aplicadas por cada espaço).
No ato de apresentação do certificado, será também solicitado documento de identificação.

 

 

ortugal tem uma longa tradição musical ligada aos cordofones. Há séculos que estes instrumentos fazem parte do quotidiano da população, marcando lugar nos momentos de trabalho e de lazer. Essa presença, intensa e carregada de múltiplos significados simbólicos e culturais, pode explicar a variedade destes instrumentos em Portugal e o elevado número de violeiros e tocadores que conhecemos hoje em dia. Ao longo da exposição poderemos apreciar o papel dos violeiros - em particular alguns artesãos localizados no Porto - enquanto criadores e construtores de uma enorme diversidade de instrumentos. Convidamos a conhecer de perto o trabalho desenvolvido nas suas oficinas: as técnicas, ferramentas, materiais e, quem sabe, alguns segredos...