FADO POR CASA DA GUITARRA

FADO POR CASA DA GUITARRA

A Casa da Guitarra apresenta um espetáculo de fado tradicional, com duração aproximada de 60 minutos, no centro histórico do Porto com a Ponte Luís I e a Sé Catedral do Porto como ilustres vizinhos. Um encontro com a cultura portuguesa e com alguns dos seus valores mais especiais - o Fado, a Guitarra Portuguesa e o Vinho do Porto. A voz característica da nossa fadista residente, na companhia da Guitarra Portuguesa e da Viola de Fado, celebra o Fado, expressão musical única. No intervalo é servido um Vinho do Porto Reserva. Nascida em bairros populares urbanos, esta canção tão particular, juntamente com a guitarra portuguesa, consagra o Fado como uma expressão cultural do país, a manifestação da alma de todo um povo

CONCERTO DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA

CONCERTO DE MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA

Descubra o universo da musica tradicional portuguesa e alguns dos seus instrumentos de cordas. Um concerto que o leva numa viagem pela música tradicional das diversas regiões de Portugal. Partindo do cancioneiro tradicional português, Língua Própria propõe uma viagem que reinventa cantares e tocares populares trazendo-os para o mundo instrumental dos cordofones, explorando a sua riqueza tímbrica, as melodias e ritmos que povoam e enriquecem a paisagem sonora portuguesa.

VIAGEM PELOS CORDOFONES

VIAGEM PELOS CORDOFONES

A Viagem pelos Cordofones é uma visita explicativa e musicada pelo vasto universo dos instrumentos de corda tradicionais portugueses. Os visitantes terão a oportunidade de contactar com a música portuguesa e a diversidade dos seus cordofones, entre os quais, a guitarra portuguesa, o cavaquinho e as violas de arame. Serão abordadas as particularidades técnicas dos instrumentos, mas também os seus contextos histórico-culturais. A viagem fica completa com uma demonstração musical destes instrumentos que vai evidenciar a sua riqueza e variedade tímbrica. Um tema relevante não só para os entusiastas da música e instrumentos musicais, mas também para todos os curiosos pela cultura do país em que vivem ou que visitam.