(Portuguese) Viola Amarantina

iola Amarantina, outra herdeira da vihuela ou viola quinhentista.Entre as diversas violas de arame portuguesas, encontramos a Viola Amarantina. Não é certo que tenha nascido em Amarante, mas foi nesta zona e em outras limítrofes que se popularizou.


July
7
2020

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Violas de Arame II

Viola Amarantina, outra herdeira da vihuela ou viola quinhentista.

Entre as diversas violas de arame portuguesas, encontramos a Viola Amarantina. Não é certo que tenha nascido em Amarante, mas foi nesta zona e em outras limítrofes que se popularizou.

É facilmente identificável pela sua boca, que configura uma peculiar forma de dois corações e não as tradicionais bocas redonda e de raia. Diz a lenda (uma delas) que face à proibição de namoro com a dona do seu coração, um jovem terá desenhado num papel dois corações acompanhados pela frase “ unidos para sempre”. A possibilidade do papel se estragar, fez com que o jovem gravasse no tampo de uma viola os dois corações, para assim fazer perdurar o seu amor.


Uma outra curiosidade, que entretanto caiu em desuso, era a utilização de doze cravelhas, duas das quais sem serventia.
Morfologicamente idêntica à Viola Braguesa (de que muitos dizem ser uma variante), apresenta 5 ordens de cordas metálicas. A escala estende-se em cima do tampo até à boca, onde se encontram alguns meios trastes, apenas para as primeiras cordas, mais agudas, vocacionadas certamente para o aumento da amplitude do instrumento

.
As suas afinações mais usuais são LÁ MI SI LÁ RÉ ou a afinação Moda Velha LÁ FÁ# SI SOL RÉ.
Na sua construção, empregam-se a nogueira, o pinho de Flandres,o mogno, o choupo ou o pau-preto.

 

Fonte : Ernesto Veiga de Oliveira |Luís Silva

Na fotografia, Viola Amarantina, modelo 20280, construtor Artimúsica Instrumentos Musicais Lda, disponível da Casa da Guitarra.

+info geral@casadaguitarra.pt | 222 010 033