(Portuguese) Curso de Curta Duração de Guitarra Clássica

Curso de Curta Duração de Guitarra Clássica com André Rodrigues.


Abril
06
2021

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Curso de Curta Duração de Guitarra Clássica com André Rodrigues.


Num conjunto de oficinas de grupo (4 sessões de grupo com a duração de 2horas cada sessão), tem a oportunidade de iniciar o estudo do instrumento numa vertente prática e teórica

Número de sessões
4 sessões

Tempo de sessão
2 horas

Inscrição
65€ por participante

Sessão 1
Introdução:
Anatomia e composição do instrumento;
Postura em relação ao instrumento;
Introdução à técnica da guitarra clássica (primeiros acordes);
Introdução à leitura de pautas e de cifras;

Sessão 2
Primeira abordagem à função harmónica da guitarra clássica;
Contextualização do instrumento no âmbito da música de tradição portuguesa; Introdução aos acordes;

Sessão 3:
Breve abordagem às estruturas do Fado Menor, do Fado das Horas e do Fado Cravo;

Sessão 4:
Início do estudo de uma peça a combinar entre Canção de Embalar, de José Afonso, Andorinha da Primavera, de Pedro Ayres Magalhães e Carlos Maria Trindade, e a Chula de Barqueiros, tradicional.

 

Biografia – André Rodrigues

André Rodrigues, músico, professor e produtor, nascido no Porto em 1989, licenciado em Música, na variante de Produção e Tecnologias da Música pela (ESMAE). Paralelamente estudou Guitarra Clássica, bem como Canto Jazz. Lecionou no Curso de Música Silva Monteiro entre 2009 e 2013, na escola “Música e Sons” entre 2010 e 2012 e na Academia Pausa, onde continua a lecionar.
Como produtor, trabalha frequentemente na produção de discos, nomeadamente da editora KNS Classicals, tendo produzido o disco da pianista italiana Manila Santini, estando de momento a produzir os discos do duo espanhol Carles y Sofia, do violoncelista Fernando Costa, bem como do disco do duo de guitarristas Baltar Cassola Guitar Duo, entre outros. Produziu também o disco de estreia dos Vila Navio entitulado “Cantinho da Vila”, onde desenvolve uma atividade musical muito intensa como cantor, guitarrista, compositor e produtor.