(Portuguese) Viola de fado

Viola de Fado Na viragem para o século XIX, terá chegada a Portugal um novo instrumento sob a designação de viola francesa ou de violão, que, segundo Mário de Sampayo Ribeiro, terá sido introduzido no país possivelmente por quaisquer emigrantes liberais. Em 1839, encontramos em Braga a Arte da Música para Viola Francesa de J.P.S.S., o que estabelece uma data e nos mostra o instrumento tal como ainda hoje ele se apresenta fundamentalmente. A viola francesa com cinco cordas simples seria a mesma de que evoluíram tanto a actual viola de concerto (por vezes conhecida como guitarra Hispânica ou guitarra clássica) como a moderna Viola de Fado, instrumento musical muito semelhante à guitarra clássica, mas com seis cordas de aço. A par da guitarra portuguesa, define-se na sua especificidade como um dos instrumentos protagonistas do Fado. Fontes: Rui Vieira Nery e Ernesto Veiga de Oliveira Nas fotografias, Viola de Fado, modelo 30351, construtor Artimúsica Instrumentos Musicais Lda Disponível na Casa da Guitarra + info em geral@casadaguitarra.pt, facebook e instagram.


May
22
2020

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Viola de Fado

Na viragem para o século XIX, terá chegada a Portugal um novo instrumento sob a designação de viola francesa ou de violão, que, segundo Mário de Sampayo Ribeiro, terá sido introduzido no país possivelmente por quaisquer emigrantes liberais. Em 1839, encontramos em Braga a Arte da Música para Viola Francesa de J.P.S.S., o que estabelece uma data e nos mostra o instrumento tal como ainda hoje ele se apresenta fundamentalmente.

A viola francesa com cinco cordas simples seria a mesma de que evoluíram tanto a actual viola de concerto (por vezes conhecida como guitarra Hispânica ou guitarra clássica) como a moderna Viola de Fado, instrumento musical muito semelhante à guitarra clássica, mas com seis cordas de aço. A par da guitarra portuguesa, define-se na sua especificidade como um dos instrumentos protagonistas do Fado.

Fontes: Rui Vieira Nery e Ernesto Veiga de Oliveira

Nas fotografias, Viola de Fado, modelo 30351, construtor Artimúsica Instrumentos Musicais Lda

Disponível na Casa da Guitarra

+ info em geral@casadaguitarra.pt, facebook e instagram.