(Portuguese) O PRIMEIRO MÉTODO DE GUITARRA

António Silva Leite nasceu no Porto em 1759. Desempenhou várias funções ao longo da sua vida, entre as quais professor, escritor, organista, compositor, mestre-de-capela da Sé do Porto e ainda director musical no Real Teatro de São João, actual Teatro Nacional São João. Bastante solicitado como professor, sente necessidade de escrever o Estudo de Guitarra em que se expoem o meio mais facil para aprender a tocar este instrumento, publicado no Porto em 1796 , considerado o primeiro método para guitarra escrito em Portugal. Na obra, reune “tudo o que julguei neceffario para huma primaria inftruçaõ: e porque naõ fendo eftas Regras arbitrarias, as vejo viciadas por muitos Tocadores”. Fontes: Estudo de Guitarra, de António Silva Leite | CESEM-FCSH As imagens ilustram a capa do método e algumas páginas - a escala, a afinação, a guitarra, como colocar cordas e uma pauta. Para os mais curiosos, o link da Biblioteca Nacional de Portugal com o método completo de Silva Leite https://purl.pt/165/1/index.html#/16/html


January
24
2021

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

António Silva Leite nasceu no Porto em 1759.

Desempenhou várias funções ao longo da sua vida, entre as quais professor, escritor, organista, compositor, mestre-de-capela da Sé do Porto e ainda director musical no Real Teatro de São João, actual Teatro Nacional São João.

Bastante solicitado como professor, sente necessidade de escrever o Estudo de Guitarra em que se expoem o meio mais facil para aprender a tocar este instrumento, publicado no Porto em 1796 , considerado o primeiro método para guitarra escrito em Portugal.

Na obra, reune “tudo o que julguei neceffario para huma primaria inftruç: e porque naõ fendo eftas Regras arbitrarias, as vejo viciadas por muitos Tocadores”.

Fontes: Estudo de Guitarra, de António Silva Leite | CESEM-FCSH

As imagens ilustram a capa do método e algumas páginas – a escala, a afinação, a guitarra, como colocar cordas e uma pauta.

Para os mais curiosos, o link da Biblioteca Nacional de Portugal com o método completo de Silva Leite

https://purl.pt/165/1/index.html#/16/html