(Portuguese) O Braguinha



August
27
2020

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Braguinha
Pequeno cordofone da Ilha da Madeira, com caixa em forma de oito, pertencente à família das violas de mão. Apresenta escala elevada sobre o tampo, 17 trastes e boca redonda; encordoa com 4 cordas simples, afinadas sobre o acorde de SOL M, do agudo para o grave RÉ4 SI3 SOL3 RÉ3. As três primeiras são de aço fino, na última, arma com um bordão de fieira.
A mais antiga descrição conhecida deste cordofone de mão encontra-se no 𝘝𝘰𝘤𝘢𝘣𝘶𝘭á𝘳𝘪𝘰 (1716) do padre Raphael Bluteau, onde assume a designação de Machete (viola pequena).
Machete, Braguinha, Braga, Machete de Braga ou Cavaquinho: a diversidade de nomes do pequeno instrumento parece refletir as dúvidas quanto à sua origem. Carlos Santos considera-o de origem insular, relacionando o nome com as 𝘣𝘳𝘢𝘨𝘢𝘴, antigo traje do camponês madeirense. A tese mais consensual é, contudo, a que aponta a sua origem no cavaquinho continental.
O 𝗕𝗿𝗮𝗴𝘂𝗶𝗻𝗵𝗮 (e também o Rajão) era tocado por “tocadores espontâneos” nas festas e arraiais do arquipélago ao ritmo do “Bailinho” e da “Charamba”. Actualmente, conhece novo fulgor com a adaptação do repertório tradicional por parte de projectos culturais como Xarabanda, Banda d`Além ou Si que Brade, entre outros.
Fonte: Ernesto Veiga de Oliveira | Escolas das Artes, Governo Regional da Madeira | Vítor Sardinha
Na fotografia, Braguinha, modelo CV70C, construtor

Artimúsica Instrumentos Musicais Lda , disponível na Casa da Guitarra
+ info: geral@casadaguitarra.pt | 222 010 033