(Portuguese) 𝗚𝗨𝗜𝗧𝗔𝗥𝗥𝗔 𝗖𝗟Á𝗦𝗦𝗜𝗖𝗔

Se a origem da 𝗚𝘂𝗶𝘁𝗮𝗿𝗿𝗮 𝗖𝗹á𝘀𝘀𝗶𝗰𝗮 é incerta e longínqua (a 𝘬𝘪𝘵𝘩á𝘳𝘢 grega renomeada de cítara com os romanos ou alaúde arábe trazido pelos muçulmanos para a Península Ibérica), sabe-se que 𝐀𝐧𝐭𝐨𝐧𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐨𝐫𝐫𝐞𝐬 𝐉𝐮𝐫𝐚𝐝𝐨 , espanhol de Almeria (1817-1892), é o construtor que introduz no instrumento as transformações que lhe dão a configuração que conhecemos na actualidade, nomeadamente o aumento da caixa acústica e do número de trastes, mas, sobretudo, a aplicação de uma estrutura interna do 𝐭𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐡𝐚𝐫𝐦ó𝐧𝐢𝐜𝐨 , constituída por um conjunto de varetas de madeira coladas em forma de leque. Instrumento global e de utilização frequente nos mais variados estilos musicais, a guitarra clássica é um cordofone com corpo em forma de oito e 6 cordas de nylon. As madeiras tradicionalmente mais utilizadas na sua construção são o cedro e pinho no tampo e pau-santo nas costas e ilhargas, mas também o mogno ou a nogueira. Na fotografia, 𝗴𝘂𝗶𝘁𝗮𝗿𝗿𝗮 𝗰𝗹á𝘀𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗺𝗼𝗱𝗲𝗹𝗼 𝟯𝟭𝗖 , construtor Artimúsica Instrumentos Musicais Lda , disponível na Casa da Guitarra. + info: geral@casadaguitarra.pt | 222010033 | www.casadaguitarra.pt


November
12
2020

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Se a origem da 𝗚𝘂𝗶𝘁𝗮𝗿𝗿𝗮 𝗖𝗹á𝘀𝘀𝗶𝗰𝗮 é incerta e longínqua (a 𝘬𝘪𝘵𝘩á𝘳𝘢 grega renomeada de cítara com os romanos ou alaúde arábe trazido pelos muçulmanos para a Península Ibérica), sabe-se que 𝐀𝐧𝐭𝐨𝐧𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐨𝐫𝐫𝐞𝐬 𝐉𝐮𝐫𝐚𝐝𝐨 , espanhol de Almeria (1817-1892), é o construtor que introduz no instrumento as transformações que lhe dão a configuração que conhecemos na actualidade, nomeadamente o aumento da caixa acústica e do número de trastes, mas, sobretudo, a aplicação de uma estrutura interna do 𝐭𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐡𝐚𝐫𝐦ó𝐧𝐢𝐜𝐨 , constituída por um conjunto de varetas de madeira coladas em forma de leque.
Instrumento global e de utilização frequente nos mais variados estilos musicais, a guitarra clássica é um cordofone com corpo em forma de oito e 6 cordas de nylon. As madeiras tradicionalmente mais utilizadas na sua construção são o cedro e pinho no tampo e pau-santo nas costas e ilhargas, mas também o mogno ou a nogueira.
Na fotografia, 𝗴𝘂𝗶𝘁𝗮𝗿𝗿𝗮 𝗰𝗹á𝘀𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗺𝗼𝗱𝗲𝗹𝗼 𝟯𝟭𝗖 , construtor Artimúsica Instrumentos Musicais Lda , disponível na Casa da Guitarra.
+ info: geral@casadaguitarra.pt | 222010033 | www.casadaguitarra.pt