(Portuguese) O Transpositor

O 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐩𝐨𝐬𝐢𝐭𝐨𝐫 é uma peça que serve para alterar a afinação base de um instrumento de cordas com trastos. Também chamado de 𝐜𝐚𝐩𝐨 ou 𝐜𝐚𝐩𝐨𝐭𝐫𝐚𝐬𝐭𝐞, o objecto é colocado no braço do instrumento, pressionando as cordas em determinado trasto. Desta forma, é alterada em simultâneo a disposição de todas as cordas, transpondo as posições de uma tonalidade para outra. Usado desde os 𝐦ú𝐬𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐚𝐦𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 aos 𝐯𝐢𝐫𝐭𝐮𝐨𝐬𝐨𝐬 , o transpositor é de grande utilidade para explorar timbres e tonalidades ou replicar sons de outras épocas. A fotografia é uma amostra dos variados modelos disponíveis na Casa da Guitarra, adequados para as guitarras clássica e acústica (6 e 12 cordas), bandolim, banjo, cavaquinho e ukulele. Marcas: 𝐖𝐢𝐭𝐭𝐧𝐞𝐫, 𝐏𝐥𝐚𝐧𝐞𝐭 𝐖𝐚𝐯𝐞𝐬 (D`addario), 𝐃𝐮𝐧𝐥𝐨𝐩, 𝐀𝐫𝐨𝐦𝐚. + 𝐢𝐧𝐟𝐨 


April
12
2021

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O transpositor é uma peça que serve para alterar a afinação base de um instrumento de cordas com trastos.
Também chamado de capo ou capotraste, o objecto é colocado no braço do instrumento, pressionando as cordas em determinado trasto. Desta forma, é alterada em simultâneo a disposição de todas as cordas, transpondo as posições de uma tonalidade para outra.

Usado desde os músicos amadores aos virtuosos, o transpositor é de grande utilidade para explorar timbres e tonalidades ou replicar sons de outras épocas.
A fotografia é uma amostra dos variados modelos disponíveis na Casa da Guitarra, adequados para as guitarras clássica e acústica (6 e 12 cordas), bandolim, banjo, cavaquinho e ukulele.

Marcas: 𝐖𝐢𝐭𝐭𝐧𝐞𝐫, 𝐏𝐥𝐚𝐧𝐞𝐭 𝐖𝐚𝐯𝐞𝐬 (D`addario), 𝐃𝐮𝐧𝐥𝐨𝐩, 𝐀𝐫𝐨𝐦𝐚.

+ 𝐢𝐧𝐟𝐨