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๐”๐ฆ๐š ๐ˆ๐ง๐ญ๐ซ๐จ๐๐ฎรงรฃ๐จ ร  ๐†๐ฎ๐ข๐ญ๐š๐ซ๐ซ๐š ๐๐จ๐ซ๐ญ๐ฎ๐ ๐ฎ๐ž๐ฌ๐š ๐ˆ๐ˆ๐ˆ As primeiras guitarras portuguesas com semelhanรงas fรญsicas, mecรขnicas e tรญmbricas com as actuais tiveram origem nos anos 20 do sรฉc XX com violeiros como Augusto Vieira, Antรณnio Victor Vieira ou Joรฃo Pedro Grรกcio Junior. Na mesma รฉpoca, foram decisivas as contribuiรงรตes de grandes executantes e compositores como Armando Freire ๐˜ˆ๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ ou ๐€๐ซ๐ญ๐ฎ๐ซ ๐๐š๐ซ๐ž๐๐ž๐ฌ, este รบltimo inaugurando o estilo coimbrรฃo. Mais tarde, na dรฉcada de 40, o diรกlogo entre Paredes e ๐ค๐ข๐ฆ ๐†๐ซรก๐œ๐ข๐จ e o irmรฃo ๐‰๐จรฃ๐จ ๐๐ž๐๐ซ๐จ ๐†๐ซรก๐œ๐ข๐จ ๐‰๐ฎ๐ง๐ข๐จ๐ซ levou ao apuramento de certas caracterรญsticas mecรขnicas e ร  estabilizaรงรฃo de formas para o modelo mais tarde denominado de Guitarra de Coimbra. Guitarra de Lisboa ou ๐†๐ฎ๐ข๐ญ๐š๐ซ๐ซ๐š ๐๐ž ๐‚๐จ๐ข๐ฆ๐›๐ซ๐š recebem estas designaรงรตes pelas caracterรญsticas sonoras e recursos expressivos diversos, apropriados ao repertรณrio nelas executado โ€“ o guitarrista profissional de Lisboa procura uma execuรงรฃo mecรขnica perfeita e com bastante ressonรขncia para que se ouรงa o particular ๐˜ท๐˜ช๐˜ฃ๐˜ณ๐˜ข๐˜ต๐˜ฐ do fado lisboeta, em Coimbra prefere-se um instrumento de maior volume sonoro (para o exterior, para as serenatas,โ€ฆ) timbricamente mais agudo e encordoado com mais tensรฃo, apesar de afinado um tom abaixo do estilo de Lisboa, ๐‹รก ๐’๐จ๐ฅ ๐‘รฉ ๐‹รก ๐’๐จ๐ฅ ๐ƒรณ. Fonte: Pedro Caldeira Cabral Guitarra Portuguesa de Coimbra, modelo O Tempo, de Artimรบsica Instrumentos Musicais Lda , disponรญvel na Casa da Guitarra. + info: geral@casadaguitarra.pt | 222010033 | www.casadaguitarra.pt
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29
2020

(Portuguese) As primeiras guitarras portuguesas com semelhanรงas fรญsicas, mecรขnicas e tรญmbricas com as actuais tiveram origem nos anos 20 do sรฉc XX com violeiros como Augusto Vieira, Antรณnio Victor Vieira ou Joรฃo Pedro Grรกcio Junior. Na mesma รฉpoca, foram decisivas as contribuiรงรตes de grandes executantes e compositores como Armando Freire ๐˜ˆ๐˜ณ๐˜ฎ๐˜ข๐˜ฏ๐˜ฅ๐˜ช๐˜ฏ๐˜ฉ๐˜ฐ ou ๐€๐ซ๐ญ๐ฎ๐ซ ๐๐š๐ซ๐ž๐๐ž๐ฌ, este รบltimo inaugurando o estilo coimbrรฃo. Mais tarde, na dรฉcada de 40, o diรกlogo entre Paredes e ๐ค๐ข๐ฆ ๐†๐ซรก๐œ๐ข๐จ e o irmรฃo ๐‰๐จรฃ๐จ ๐๐ž๐๐ซ๐จ ๐†๐ซรก๐œ๐ข๐จ ๐‰๐ฎ๐ง๐ข๐จ๐ซ levou ao apuramento de certas caracterรญsticas mecรขnicas e ร  estabilizaรงรฃo de formas para o modelo mais tarde denominado de Guitarra de Coimbra.


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ma obra de um nome de referรชncia no universo da Guitarra Portuguesa: ๐Ž ๐’๐จ๐ฆ ๐๐š ๐’๐š๐ฎ๐๐š๐๐ž - ๐š ๐‚รญ๐ญ๐š๐ซ๐š ๐๐จ๐ซ๐ญ๐ฎ๐ ๐ฎ๐ž๐ฌ๐š รฉ o catรกlogo da exposiรงรฃo com o mesmo nome, comissariada por ๐๐ž๐๐ซ๐จ ๐‚๐š๐ฅ๐๐ž๐ข๐ซ๐š ๐‚๐š๐›๐ซ๐š๐ฅ, patente no Museu do Fado em 2019. Um estudo organolรณgico, enriquecido com imagens, de cinquenta instrumentos com uma reflexรฃo crรญtica do autor sobre o percurso evolutivo, a decoraรงรฃo, os acessรณrios, a iconografia e um inventรกrio dos Violeiros Portugueses do sรฉculo XV ao inรญcio do sรฉculo XX. Disponรญvel na Casa da Guitarra. + info em www.casadaguitarra.pt | 222010033
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October
27
2020

(Portuguese) ๐Ž ๐’๐จ๐ฆ ๐๐š ๐’๐š๐ฎ๐๐š๐๐ž – ๐š ๐‚รญ๐ญ๐š๐ซ๐š ๐๐จ๐ซ๐ญ๐ฎ๐ ๐ฎ๐ž๐ฌ๐š รฉ o catรกlogo da exposiรงรฃo com o mesmo nome, comissariada por ๐๐ž๐๐ซ๐จ ๐‚๐š๐ฅ๐๐ž๐ข๐ซ๐š ๐‚๐š๐›๐ซ๐š๐ฅ, patente no Museu do Fado em 2019.


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