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É fundamentalmente no Minho que o Cavaquinho aparece hoje como uma espécie típicamente popular, ligada às formas essenciais da música característica desta província. O Cavaquinho minhoto têm como característica a escala rasa com o tampo, o que facilita a prática do “rasgueado”, contém doze trastos e a boca da caixa é usualmente de ”raia” embora surjam ainda outros de boca redonda. O Cavaquinho é um instrumento com um grande número de afinações que variam conforme as terras, as formas tradicionais e até os tocadores. Mi Si Lá Ré, agudo para o grave, será porventura a afinação mais versátil, mas Ré Si Sol Sol ou Mi Dó# Lá Lá serão por certo as afinações mais usuais entre os tocadores de Braga para a prática do varejamento do malhão e do vira na “moda velha”
Cavaquinho

ound mostly in the Portuguese region of Minho, the... Ler Mais

O Machete ou Machetinho madeirense oitocentista, é um pequeno cordofone de mão, ou de corda dedilhada que entronca na grande e diversificada família das violas de mão portuguesas tardo-quinhentistase, da qual, é o seu soprano. Na ilha da Madeira, no último quartel do séc. XIX, o instrumento é designado por Machete de Braga, sendo a partir de finais desse período simplesmentechamado de Braguinha. Este instrumento de solo, cantante ou ponteado, alegre e gracioso foi, em outros tempos, de grande estima das damas e donzelas madeirenses. Diferencia‐se pelo facto da sua escala ser sobreposta à caixa de ressonância e não rasa como o seu homónimo Cavaquinho. O Braguinha encordoa com 4 cordas, do agudo para o grave, Ré Si Sol Ré.
Braguinha

he Braguinha or 19th-century Machetinho Madeirense (little... Ler Mais

Cavaquinho Brasileiro
Cavaquinho Brasileiro

(Portuguese) Cavaquinho... Ler Mais

Cavaquinho Cabo Verde Casa da Guitarra Porto
Cavaquinho Cabo Verde

(Portuguese) De formato maior que o cavaquinho português,... Ler Mais

Lisboa Portuguese Guitar

(Portuguese) Existem três tipos de Guitarra Portuguesa: a... Ler Mais

A Guitarra Portuguesa é um instrumento muito difundido em Portugal sendo o que mais se aproxima do sentimento Lusitano do povo português. Tudo leva a crer, ter sido um instrumento que entrou pela barra do rio Douro, aquando das trocas comerciais entre Portugal e a Inglaterra no séc. XVIII, O Cistre mais tarde conhecido por Guitarra Inglesa, entusiasmou músicos e construtores do Norte do País, até que António da Silva Leite, Mestre de Capela na Sé Catedral do Porto, nacionalizou este instrumento, chamando‐lhe Guitarra Portuguesa. A forma da Guitarra Portuguesa de Coimbra é maior do que a de Lisboa. Tem uma caixa mais aguçada e a escala mais comprida ajustada ao tipo de “balada”. A sua afinação é diferente da de Lisboa, com um tom abaixo, Lá Sol Ré Lá Sol Dó, do agudo ao grave. É um cordofone com acordes, uma estrutura e colocação das cordas que caracteriza bastante a música de Coimbra. A sua voluta tem um motivo de forma oval, a lágrima. Continuar
Coimbra Portuguese Guitar

The Coimbra Portuguese Guitar features a tear-shaped... Ler Mais

A Viola Beiroa apareceu na faixa leste do distrito de Castelo Branco e acompanhava descantes festivos, nas tabernas, e sobretudo em serenatas aos noivos. Praticamente desaparecida da Beira Baixa, esta viola pode ser ainda encontrada em ocasiões cerimoniais, destacando-se a sua aplicação na “Dança dos Homens” que remontam o Sec XVII. Além das cinco ordens de cordas, característica das violas portuguesas, a Viola Beiroa tem duas cordas mais agudas, conhecidas por “Requintas” ou “Cantadeiras”, presas a um cravelhal suplementar junto da caixa, e são sempre tocadas soltas. A Viola Beiroa pode conter as seguintes afinações: Ré Si Sol Ré Lá Ré, do agudo para o grave, e Mi Ré Lá Mi Si Ré, de modo a obter um maior enriquecimento sonoro e uma maior simplicidade nos acordes
Beiroa Guitar

(Portuguese) A Viola Beiroa apareceu na faixa leste do... Ler Mais

Também designada por Viola Alentejana, a Viola Campaniça era o instrumento musical usado para acompanhar os célebres cantares à desgarrada, ou " cantes a despique", nas festas e feiras do Alentejo. É a maior das violas portuguesas e possui 5 ordens de cordas, tocada de dedilhado apenas com o polegar, sendo que as cordas mais graves são geralmente tocadas soltas. Adaptada à exposição da melodia das modas e cantigas alentejanas pode possuir dois tipos de afinação: Sol Mi Dó Fá Dó, do agudo para o grave, e Mi Dó# Lá Ré Lá. Como particularidade, apesar de ser um instrumento de dez cordas, pode possuir doze afinadores o que indicia que o instrumento, que se crê que tenha evoluido a partir da “Vihuela de Mano” medieval , foi outrora dotado de uma sexta ordem de cordas duplas, mas que estas terão caído em desuso
Campaniça Guitar

Also called Viola Alentejana, the Viola Campaniça was the... Ler Mais


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fados en oporto
Fado por Casa da Guitarra

2020-01-01 2020-12-31 18h

Fado às 6 is a performance of traditional fado music, that takes approximately 60 minutes. It is... Ler Mais

Inscrições Abertas! 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐮𝐫𝐭𝐚 𝐃𝐮𝐫𝐚çã𝐨 de 𝐆𝐮𝐢𝐭𝐚𝐫𝐫𝐚 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞𝐬𝐚, orientado pelo professor 𝐄𝐝𝐮𝐚𝐫𝐝𝐨 𝐁𝐚𝐥𝐭𝐚𝐫 𝐒𝐨𝐚𝐫𝐞𝐬.
(Portuguese) Curso de Curta Duração de Guitarra Portuguesa

2020-11-08 2020-11-29 10:30

(Portuguese) 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐮𝐫𝐭𝐚 𝐃𝐮𝐫𝐚çã𝐨 de... Ler Mais


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Oficina orientada por Napoleão Ribeiro e Nuno Dias, da Escola de Música Tradicional da Ponte Velha. A proposta passa pela abordagem da história da gaita-de-fole em Portugal, através de uma breve apresentação da iconografia do instrumento, suas tipologias e técnicas de execução existentes nos contextos portugueses.
(Portuguese) Oficina de gaita-de-fole

2020-10-24 2020-10-24 14:30

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Oficina de Pequenas Reparações Diogo Valente, dos Instrumentos Valente
(Portuguese) Oficina de Pequenas Reparações por Diogo Valente

2020-09-26 2020-09-26 14:00

(Portuguese) Uma oficina aberta a todos! Músicos e não-músicos. Uma ocasião para estreitar o... Ler Mais


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𝐆𝐮𝐢𝐭𝐚𝐫𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐕𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 é uma evolução da guitarra; em versão clássica, com cordas de 𝐧𝐲𝐥𝐨𝐧 ou acústica, com cordas de 𝐚ç𝐨, mantém a afinação convencional em MI, apesar da caixa pequena. A 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 e volume de som bastante interessante, apesar das dimensões mais reduzidas da caixa, tornam este tipo de instrumento particularmente sedutor, sobretudo para aqueles que gostam de se fazer acompanhar sempre pela sua guitarra. Revela-se também muito ergonómica para crianças e para quem o tamanho 4/4 é desconfortável. Na fotografia, Guitarra de Viagem modelo TR200PSY NY da APC Instrumentos Musicais Dimensões da caixa: 35cmx25cmx7cm Comprimento de corda vibrante: 57,5cm Tampo em 𝐩𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐬ó𝐥𝐢𝐝𝐨, costas e ilhargas em 𝐩𝐚𝐮 𝐬𝐚𝐧𝐭𝐨 Disponível na Casa da Guitarra + info: geral@casadaguitarra.pt | 222010033| www.casadaguitarra.pt
(Portuguese) 𝐓𝐑𝐀𝐕𝐄𝐋 𝐆𝐔𝐈𝐓𝐀𝐑 / 𝐆𝐔𝐈𝐓𝐀𝐑𝐑𝐀 𝐃𝐄 𝐕𝐈𝐀𝐆𝐄𝐌

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Se a origem da 𝗚𝘂𝗶𝘁𝗮𝗿𝗿𝗮 𝗖𝗹á𝘀𝘀𝗶𝗰𝗮 é incerta e longínqua (a 𝘬𝘪𝘵𝘩á𝘳𝘢 grega renomeada de cítara com os romanos ou alaúde arábe trazido pelos muçulmanos para a Península Ibérica), sabe-se que 𝐀𝐧𝐭𝐨𝐧𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐨𝐫𝐫𝐞𝐬 𝐉𝐮𝐫𝐚𝐝𝐨 , espanhol de Almeria (1817-1892), é o construtor que introduz no instrumento as transformações que lhe dão a configuração que conhecemos na actualidade, nomeadamente o aumento da caixa acústica e do número de trastes, mas, sobretudo, a aplicação de uma estrutura interna do 𝐭𝐚𝐦𝐩𝐨 𝐡𝐚𝐫𝐦ó𝐧𝐢𝐜𝐨 , constituída por um conjunto de varetas de madeira coladas em forma de leque. Instrumento global e de utilização frequente nos mais variados estilos musicais, a guitarra clássica é um cordofone com corpo em forma de oito e 6 cordas de nylon. As madeiras tradicionalmente mais utilizadas na sua construção são o cedro e pinho no tampo e pau-santo nas costas e ilhargas, mas também o mogno ou a nogueira. Na fotografia, 𝗴𝘂𝗶𝘁𝗮𝗿𝗿𝗮 𝗰𝗹á𝘀𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗺𝗼𝗱𝗲𝗹𝗼 𝟯𝟭𝗖 , construtor Artimúsica Instrumentos Musicais Lda , disponível na Casa da Guitarra. + info: geral@casadaguitarra.pt | 222010033 | www.casadaguitarra.pt
(Portuguese) 𝗚𝗨𝗜𝗧𝗔𝗥𝗥𝗔 𝗖𝗟Á𝗦𝗦𝗜𝗖𝗔

(Portuguese) Instrumento global e de utilização frequente nos mais variados estilos musicais, a... Ler Mais