Curso de Curta Duração de Guitarra Clássica

Curso de Curta Duração de 𝐆𝐮𝐢𝐭𝐚𝐫𝐫𝐚 𝐂𝐥á𝐬𝐬𝐢𝐜𝐚 com André Rodrigues. Num conjunto de oficinas de grupo (4 sessões de grupo com a duração de 2horas cada sessão), tem a oportunidade de iniciar o estudo do instrumento numa vertente prática e teórica.


Março
02
2021

Curso de Curta Duração de Guitarra Clássica com André Rodrigues.


Num conjunto de oficinas de grupo (4 sessões de grupo com a duração de 2horas cada sessão), tem a oportunidade de iniciar o estudo do instrumento numa vertente prática e teórica

Número de sessões
4 sessões

Tempo de sessão
2 horas

Inscrição
65€ por participante

Sessão 1
Introdução:
Anatomia e composição do instrumento;
Postura em relação ao instrumento;
Introdução à técnica da guitarra clássica (primeiros acordes);
Introdução à leitura de pautas e de cifras;

Sessão 2
Primeira abordagem à função harmónica da guitarra clássica;
Contextualização do instrumento no âmbito da música de tradição portuguesa; Introdução aos acordes;

Sessão 3:
Breve abordagem às estruturas do Fado Menor, do Fado das Horas e do Fado Cravo;

Sessão 4:
Início do estudo de uma peça a combinar entre Canção de Embalar, de José Afonso, Andorinha da Primavera, de Pedro Ayres Magalhães e Carlos Marua Trindade, e a Chula de Barqueiros, tradicional.

 

Biografia – André Rodrigues

André Rodrigues, músico, professor e produtor, nascido no Porto em 1989, licenciado em Música, na variante de Produção e Tecnologias da Música pela (ESMAE). Paralelamente estudou Guitarra Clássica, bem como Canto Jazz. Lecionou no Curso de Música Silva Monteiro entre 2009 e 2013, na escola “Música e Sons” entre 2010 e 2012 e na Academia Pausa, onde continua a lecionar.
Como produtor, trabalha frequentemente na produção de discos, nomeadamente da editora KNS Classicals, tendo produzido o disco da pianista italiana Manila Santini, estando de momento a produzir os discos do duo espanhol Carles y Sofia, do violoncelista Fernando Costa, bem como do disco do duo de guitarristas Baltar Cassola Guitar Duo, entre outros. Produziu também o disco de estreia dos Vila Navio entitulado “Cantinho da Vila”, onde desenvolve uma atividade musical muito intensa como cantor, guitarrista, compositor e produtor.