Outubro
16
2020

[:pt]

 
“O instrumento musical a que hoje damos o nome de Guitarra Portuguesa apresenta uma série de traços característicos que resultam de um longo e complexo processo evolutivo. ” (Pedro Caldeira Cabral).
Na organologia da guitarra portuguesa, surge invariavelmente referência à Guitarra Inglesa, instrumento de grande divulgação nos salões europeus no séc XVIII, conhecida primeiro no Porto, provavelmente introduzida no país pela comunidade inglesa cá residente.
 
A partir do início do séc. XIX , é possível encontrar registos da designação “guitarra portuguesa”, possivelmente, num primeiro momento para referir em particular o modelo com 6 pares de cordas (seriam primeiramente 5), numa transformação que terá sido introduzida no instrumento já em Portugal. Já os primeiros instrumentos com as dimensões, estrutura mecânica e afinidade tímbrica com as atuais guitarras tiveram origem nos anos 20 do séc XIX; os construtores mais afamados de então eram Augusto Vieira, António Victor Vieira, João Pedro Grácio Junior e Álvaro Marciano de Oliveira.
 
Actualmente, os violeiros fabricam guitarras de três tipos: 𝗣𝗼𝗿𝘁𝗼, 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮 e 𝗖𝗼𝗶𝗺𝗯𝗿𝗮.
 
 

 
Fonte: Pedro Caldeira Cabral | Rui Vieira Nery
 
Na imagem, fotografia de Guitarra Portuguesa do Porto, em construção, de 𝗔𝗹𝗳𝗿𝗲𝗱𝗼 𝗧𝗲𝗶𝘅𝗲𝗶𝗿𝗮
 

 [:]