Dezembro
17
2020

[:pt]Pequeno cordofone de 4 cordas; de 𝐢𝐧𝐬𝐩𝐢𝐫𝐚çã𝐨 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞𝐬𝐚, nasce no Havai a partir da contribuição de dois instrumentos madeirenses, o 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐮𝐢𝐧𝐡𝐚 e o 𝐑𝐚𝐣ã𝐨.
Apresenta vários tamanhos, sendo os mais comuns o soprano, o concerto, o tenor e o barítono.

O 𝐮𝐤𝐮𝐥𝐞𝐥𝐞 𝐬𝐨𝐩𝐫𝐚𝐧𝐨 é o original, daí chamar-se também de clássico; é aquele ao qual tendencialmente se identifica o som tradicional do ukulele. Dos quatro, é o mais pequeno e leve, com a escala mais curta e, por isso, com menos espaço entre os trastes. Devido ao seu tamanho, tem um som mais brilhante e com menos projecção do que os tamanhos maiores.
O 𝐮𝐤𝐮𝐥𝐞𝐥𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐫𝐭𝐨 surge como uma evolução do soprano; com o braço mais longo e caixa mais larga, produz um tom mais quente e um volume mais alto.

O terceiro modelo a surgir é o 𝐮𝐤𝐮𝐥𝐞𝐥𝐞 𝐭𝐞𝐧𝐨𝐫 com um tamanho ainda maior, apresenta um som profundo e cheio com a ressonância a lembrar o som de um baixo.

Os três tamanhos têm a tradicional afinação reentrante LÁ MI DÓ SOL. O 𝐮𝐤𝐮𝐥𝐞𝐥𝐞 𝐛𝐚𝐫í𝐭𝐨𝐧𝐨 , por sua vez, assume uma afinação linear DÓ SOL SI MI. O maior dos quatro, com a escala mais longa, o braço mais largo e a caixa maior, apresenta um som mais próximo de uma guitarra clássica.

Na fotografia, vemos os ukuleles soprano, concerto e tenor modelo clássico meia caixa e ukulele barítono simples da APC Instrumentos Musicais

+ info: geral@casadaguitarra.pt | 222 010 033[:]