Guitarra Portuguesa – de onde vem?
A origem da Guitarra Portuguesa
De onde vem a guitarra portuguesa? A guitarra portuguesa é um instrumento tradicional da música portuguesa. De facto, alguns estudiosos dizem que resulta da fusão de dois instrumentos: a cítara europeia e a guitarra inglesa. Dessa forma, existem registos da utilização da cítara em Portugal desde o século XIII, por exemplo por trovadores e nos círculos da corte. Mais tarde, tornou-se popular e foram encontradas referências às cítaras tocadas em teatros, em tabernas e barbearias nos séculos XVII e XVIII.
Como se constrói uma Guitarra Portuguesa?
A construção da guitarra portuguesa inicia-se com o braço e o molde, seguindo-se o ajuste das ilhargas, dobradas ao calor do farol. Na etapa seguinte, o cola-se o fundo às ilhargas e reforça-se com as travessas. Por fim, o corpo da guitarra encontra-se finalizado com a colagem do tampo, e por fim a escala. É assim um processo delicado e de muitas horas de aperfeiçoamento de cada elemento que dá forma à guitarra portuguesa.
Ao longo dos anos, a guitarra portuguesa passou por diversas transformações em termos de construção e técnica de execução, mas sua importância na música portuguesa permaneceu inabalável. Hoje, é em suma amplamente reconhecida como um símbolo da identidade cultural de Portugal.