Workshop de Guitarra Portuguesa por Custódio Castelo

Nesta aula magistral vai ser abordada a relação entre a inovação técnica do mestre Custódio Castelo e a execução expressiva e pessoal da guitarra portuguesa.


Fevereiro
25
2017
Workshop de Guitarra Portuguesa por Custódio Castelo
A relação entre o Músico e a Guitarra
25 de Fevereiro, às 15h.
Nesta aula magistral vai ser abordada a relação entre a inovação técnica do mestre Custódio Castelo e a execução expressiva e pessoal da guitarra portuguesa.
Convidado especial: Hélder Almeida
Duração :2:30
Número máximo de participantes: 30
Preço
40€ público
35€ alunos EAMP
Data limite de inscrição: 23 de Fevereiro de 2017
Entrega de Certificado de Participação

 

Os segredos da Guitarra Portuguesa com

Custódio Castelo

Distinguido com o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Instrumentista de Guitarra Portuguesa em 2010.

O encantamento da Guitarra Portuguesa vai ser falado e tocado, numa palestra e workshop com Custódio Castelo.

Músico, compositor e professor, Custódio Castelo é considerado um incontestável mestre de Guitarra Portuguesa da atualidade. Para o musicólogo Rui Vieira Nery, citado nas notas de apresentação de um dos seus trabalhos, Custódio Castelo “é, sem dúvida, uma das referências indiscutíveis da renovação da guitarra portuguesa, nas últimas duas décadas”.

Com apenas sete anos de idade construiu o seu primeiro instrumento musical; aos treze obtém a sua primeira guitarra acústica, com a qual se dedica a tocar em grupos de rock e musica popular portuguesa, mas aos dezassete anos descobre a encantatória sonoridade da guitarra portuguesa apaixonando-se por ela através da obra de Amália Rodrigues. Ingressa, sem retorno, nesse universo, mas aborda o instrumento de forma audaciosa e única.

Neste Workshop, o prestigiado músico irá abordar diversos aspectos técnicos e musicais da sua relação com a guitarra portuguesa, onde se incluirá questões de ordem prática, mas de relevante importância para um bom desempenho na execução de tão exigente instrumento musical, nomeadamente, os mais recentes materiais para construção e preservação de unhas, assim como elementos de execução instrumental mais inovadores.

O workshop de Guitarra Portuguesa vai ter lugar na Casa da Guitarra, no Porto, entre as 15h e as 17h30 do próximo dia 25 de Fevereiro, seguindo-se a assinatura dos certificados de participação pelo próprio.

Esta é uma oportunidade de conhecer de perto um dos maiores músicos portugueses nesta área, para contactarmos com os impulsos pessoais e emocionais que o artista expressa com este instrumento tão singular, nos vários momentos de performance”,