Juan Almada – Guitarra Solista

Juan Almada elabora um programa partir de uma visão latino-americana da música, tanto no que se refere ao repertório quanto à atitude artística em relação ao fenómeno musical. O músico argentino recria a atividade do músico global que combina distintas habilidades musicais (composição, arranjo, adaptação-transcrição, interpretação), característica compartilhada entre o artista barroco e latino-americano.


Novembro
04
2017

Juan Almada – Guitarra Solista 

Juan Almada elabora um programa partir de uma visão latino-americana da música, tanto no que se refere ao repertório quanto à atitude artística em relação ao fenómeno musical.
O músico argentino recria a atividade do músico global que combina distintas habilidades musicais (composição, arranjo, adaptação-transcrição, interpretação), característica compartilhada entre o artista barroco e latino-americano.

 

Programa de Concierto – Guitarra solista

O programa está elaborado a partir de uma visão latino-americana da música, tanto no que se refere ao repertório quanto a atitude artística em relação ao fenômeno musical. A apresentação da “Suíte em Sol”, do compositor barroco Silvius Leopold Weiss é resultado de um trabalho de análise, transcrição e adaptação que privilegia a sonoridade do violão ante o próprio intérprete.

O espírito guia deste trabalho recria a atividade do músico global que combina distintas habilidades musicais (composição, arranjo, adaptação-transcrição, interpretação), característica compartilhada entre o artista barroco e latino-americano. “Los Aires Litoraleños” é resultado da fusão de músicas provenientes de três autores, Mendez e Ayala (ambos da Argentina), e Barrios (Paraguai), e que evocam ritmos típicos: chamamé, guarânia e polca-galopa.

Rumos de Tambores”, um “aire” de candombe, ritmo típico da costa uruguaia do Rio do Prata, do compositor da província argentina de Entre Rios, Carlos Aguirre, é uma peça que desafia os limites da linguagem harmônica e técnica do violão.

A “Sonata Del Decamerón Negro”, do compositor cubano Leo Brower, representa uma de suas últimas contribuições ao repertório violonístico. Em quatro movimentos, apresenta os elementos característicos da linguagem que o compositor denomina “nueva simplicidad”, onde aparecem com frequência citações de outras músicas (próprias e de outros compositores), rítmicas de raiz africana e uma visão cinematográfica da música.

Duracão aproximada 60 minutos.

Silvius Leopold Weiss (1675-1750)

Suite en Sol – (adaptación J.Almada)

.Prelude

.Toccata y Fuga

.Courante

.Bourrée

.Sarabande

.Allegro

Dos piezas litoraleñas

Héctor Ayala (1914-1990)

. Guarania

Agustín Barrios (1885-1944)

.Danza Paraguaya nº1

Carlos Aguirre (1965-)

. Rumor de Tambores

Leo Brouwer (1939-)

Sonata Nº3, del Decamerón Negro

  1. Güijes y Gnomos

  2. Treno por Oyá

  3. Burlesca del Aire

  4. La risa de los Griots

Juan Almada

Graduado em Guitarra erudita na Faculdade de Belas Artes (UNLP Argentina) onde obteve distinções da UNLP e do Governo Municipal. Assistiu a seminários com Fábio Zanon, Pablo Márquez, Eduardo Fernández, João Luiz, Jordi Mora. Realizou estudos de pós-graduação com o Maestro Eduardo Isaac, formando-se com as mais altas classificações na Especialização em Música Latino americana em Guitarra Clássica (Conservatório Luís Gianneo, Mar Del Plata).

Foi premiado em concursos instrumentais e convocatórias académicas em Espanha (Concurso Internacional de Música de Benidorm 2015), Uruguay (Concurso César Cortinas 2005) y Argentina (Mozarteum Santa Fe 2010, Escala Docente AUGM).

Participou nos Festivais Guitarras del Mundo 2007, Bienal Arte y Cultura UNLP, La Plata Baila Tango, Seminário Entre Diagonales, 3º Festival Puntah, Festival Internacional de Guitarra Arpeggiato, 1º Seminário Internacional do Violao do IGRS e 1º Seminário Internacional do Violão do Pampa (Brasil). Foi bolsista nos Festivais Campos do Jordão e FEMUSC (Brasil).

Participa frequentemente como violonista e bandolinista em óperas do Teatro Colón Buenos Aires (Falstaff -Verdi-, Beatrix Cenci -Ginastera-, Don Giovanni -Mozart-, Die Soldaten -Zimmermann-).

Tocou como solista com Orquesta (Eduardo Sívori, La Trama, Municipal de La Plata), realizou concertos e ministrou masterclasses em Argentina, Brasil, Uruguay, Portugal e Espanha.

Actua como concertista de Guitarra e músico de câmara (Trío Uzal-Meza-Almada) com uma ampla actividade de concertos, complementada com sua actividade de Professor da Cátedra de Guitarra na Facultad de Bellas Artes (UNLP).

Actualmente é bolsista do Fundo Nacional de las Artes (Argentina), sustentação para seus estudos em Música Barroca com o Maestro alaudista Miguel de Olaso.