Proximos Eventos

“Fado às 6h” é um espetáculo de fado tradicional, com duração aproximada de 60 minutos. A música é acompanhada com um Porto, servido no intervalo. Quintas-feiras, sextas- feiras e Sábados – Sessão às 18h Informações ou reservas, por favor contactar 222 010 033 ou geral@casadaguitarra.pt Fado às 6 is a performance of traditional fado music, that takes approximately 60 minutes. It is accompanied by a glass of Port served during the interlude. Thursdays, Fridays and Saturdays, at 6pm. For information or reservations, please contact 222 010 033 or geral@casadaguitarra.pt

Abril
28
2017

Fado às 6h

2017-04-28 2017-12-30 18h

“Fado às 6h” é um espectáculo de fado tradicional, com duração aproximada de 60 minutos. A música é acompanhada com um Porto, servido no intervalo. quinta a Sábado – Sessão às 18h

Informações ou reservas, por favor contactar 222 010 033 ou geral@casadaguitarra.pt


Continuar
O presente recital está composto por obras de quatro dos mais importantes compositores da música argentina: Astor Piazzolla, Gustavo Leguizamón, Carlos Aguirre e Alberto Ginastera. As Cinco peças para guitarra (1980) de Astor Piazzolla e a Sonata Op.47 (1976) de Alberto Ginastera (obras já consagradas no repertório tradicional da guitarra) são as únicas escritas originalmente para guitarra por esses compositores.
Carlos “Negro” Aguirre é um pianista, compositor e arranjador de música popular. A partir do trabalho em parceria com o violonista Eduardo Isaac, surgiram duas suítes para guitarra sola (Paisajes, de 1996, e Imágenes, de 2004), nas quais Aguirre utiliza alguns dos gêneros da música tradicional argentina como base para a construção de uma linguagem pessoal e original. As peças aqui apresentadas fazem parte da suíte Paisajes.
O pianista e compositor Gustavo “Cuchi” Leguizamón deixou uma obra importantíssima para o folclore argentino. Segundo o escritor Federico Monjeau, as peças de Leguizamón “constituem um gênero próprio dentro do folclore, e são o mais valioso tesouro da música
argentina”. A linguagem inovadora deste compositor é aqui apresentada em versões arranjadas para guitarra sola por Pablo Márquez.
O recital encerra com outra obra de Piazzolla, Adiós Nonino, em um arranjo de Agustín Luna.
Rafael Iravedra nasceu na cidade de La Plata, Argentina, e é Mestre em Música (Práticas Interpretativas – Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2008, concluiu o Professorado en Guitarra pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP) e em seguida cursou a Especialização Superior em Guitarra no Conservatório “Luis Gianneo” da cidade de Mar del Plata, com o maestro Eduardo Isaac, concluindo em 2012. Entre 2005 e 2011, ocupou o cargo de professor ajudante na Faculdade de Bellas Artes da UNLP, onde ministrou as disciplinas História da Música I e II. Entre 2015 e 2017, foi professor substituto de Violão e Prática de Conjunto no Curso Técnico em Instrumento Musical no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Brasil).
Participou de diversos festivais, cursos e masterclasses com renomados professores, como Pablo Márquez, Eduardo Fernández, Odair Assad, Eduardo Egüez, Fabio Zanon e Zoran Dukic, entre outros. Integrou o Quarteto de Violões da Faculdade de Bellas Artes entre 2004 e 2006, e foi convidado em várias oportunidades para tocar junto ao Ensemble de Música Contemporânea da FBA. Apresentou-se em concertos como solista e integrante de conjuntos de câmara em diversas salas da Argentina, Brasil e Colômbia. Atualmente, é doutorando em Práticas Interpretativas na UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Wolff, e estagiário no Programa de Doutoramento em Música da Universidade de Aveiro (Portugal).

Novembro
02
2017

Rafael Iravedra – Música Argentina para Guitarra

O recital é composto por obras de quatro dos mais importantes compositores da música argentina: Astor Piazzolla, Gustavo Leguizamón, Carlos Aguirre e Alberto Ginastera. As Cinco peças para guitarra (1980) de Astor Piazzolla e a Sonata Op.47 (1976) de Alberto Ginastera (obras já consagradas no repertório tradicional da guitarra) são as únicas escritas originalmente para guitarra por esses compositores.


Continuar