Fernando Graciola

O guitarrista Fernando Graciola apresenta um repertório com obras próprias, transitando por géneros como samba, chamamé, tango e choro, além de arranjos de obras de grandes compositores brasileiros, como Marco Pereira, Tom Jobim e Dominguinhos. Um panorama da música do Sul da América Latina, evidenciando suas paisagens e os seus “sotaques” através da Música.


Outubro
12
2019

O guitarrista Fernando Graciola apresenta um repertório com obras próprias, transitando por géneros como samba, chamamé,
tango e choro, além de arranjos de obras de grandes compositores brasileiros, como Marco Pereira, Tom Jobim e Dominguinhos.
Um panorama da música do Sul da América Latina, evidenciando suas paisagens e os seus “sotaques” através da Música.

 

Repertório:

Peças de importantes violonistas/compositores do Brasil e de outros países da América Latina, como Guinga, Cacho Tirao e Garoto. Além de composições próprias e arranjos para violão solo de minha autoria para clássicos da MPB, em obras de autores como Tom Jobim, Chico Buarque e Dominguinhos. A ideia principal é traçar um panorama de parte dos gêneros que compõe a parte Sul da América Latina, transitando por ritmos como samba, milonga, choro, tango, valsa e chamamé.

Duração:

50 a 60 min.


Fernando Graciola – biografia

Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2011), atua como violonista, arranjador, compositor e professor. Iniciou seus estudos musicais de forma autodidata em 1998, na cidade de Encantado/RS (Brasil), sempre com enfoque na música popular e folclórica gaúcha, brasileira e sulamericana.

 

Buscou aprimoramento nas lições dos professores Maurício Marques, Thiago Colombo, Marcos Kröning Corrêa, também participando em masterclasses e workshops de Aliéksey Vianna, Marcus Tardelli, Paulo Aragão, Fábio Adour, Néstor Ausqui, Marcello Caminha, Daniel Wolff e Guinga.

Em 2011, estudou por um semestre na Universidad Nacional Del Litoral (UNL), de Santa Fé, Argentina, onde teve a oportunidade de realizar um estudo específico da aplicação do violão nos gêneros do folklore sul-americano e de manter contato com grandes músicos daquele país, num intercâmbio que se mantém até hoje.

Em 2012, foi um dos idealizadores do “Quinteto Canjerana”, de música gaúcha contemporânea, com o qual gravou seu primeiro disco, “Promessa”, em 2014.

Em 2011, iniciou o Mafuá Trio Instrumental, com o qual gravou o álbum “Arrebol”, em 2017.

Em 2018, juntamento com Eddie Turatti (Prorecords Produções), inciou a websérie “Sotaques do Violão”, que consta de entrevistas e performances musicais a duo com grandes violonistas latino-americanos.

Atualmente, mantém também os projetos “Fernando Graciola Solo” e “Sul do Mundo”.

LINKS:

https://www.youtube.com/watch?v=DFGKIwhoUQU

https://www.youtube.com/user/fernandograciolatv

https://www.facebook.com/sotaquesdoviolao/

https://www.facebook.com/graciolaviolao/