Ultimos Eventos

Bruna Lucchesi Intensidade nas interpretações é marca do trabalho da cantora Bruna Lucchesi. Apaixonada por música tradicional brasileira e mundana, é eternamente curiosa pela potencialidade expressiva da voz enquanto instrumento musical essencial. Em 2016, lançou o disco YANAY, projecto que ganhou o prémio IBERMUSICAS para realizar uma turneé internacional em 2017. Ao longo de dois meses a banda fez shows na Espanha, Itália e em Portugal. Actualmente, Bruna é uma das vozes mais actuantes do cenário musical de Curitiba (PR), cidade natal para onde regessou recentemente após 6 anos de estudos musicais nas prestigiadas Unicamp e Berklee College of Music (Valencia Campus). Na capital, a cantora reúne-se com artistas para trocar experiências e transgredir moldes estético-musicas, construindo uma sonoridade particular no seu projecto solo. Neste inverno, Bruna regressa a Portugal com histórias de um Brasil caloroso através das suas composições e de reconhecidos autores brasileiros como Dorival Caymmi e as suas histórias de pescador, o múltiplo Caetano Veloso e o paulistano Itamar Assumpção.…

Dezembro
09
2017

Bruna Lucchesi

2017-12-09 2017-12-09 16:00

(Portuguese) Neste inverno, Bruna regressa a Portugal com histórias de um Brasil caloroso através das suas composições e de reconhecidos autores brasileiros como Dorival Caymmi e as suas histórias de pescador, o múltiplo Caetano Veloso e o paulistano Itamar Assumpção.…


Continuar
O presente recital está composto por obras de quatro dos mais importantes compositores da música argentina: Astor Piazzolla, Gustavo Leguizamón, Carlos Aguirre e Alberto Ginastera. As Cinco peças para guitarra (1980) de Astor Piazzolla e a Sonata Op.47 (1976) de Alberto Ginastera (obras já consagradas no repertório tradicional da guitarra) são as únicas escritas originalmente para guitarra por esses compositores.
Carlos “Negro” Aguirre é um pianista, compositor e arranjador de música popular. A partir do trabalho em parceria com o violonista Eduardo Isaac, surgiram duas suítes para guitarra sola (Paisajes, de 1996, e Imágenes, de 2004), nas quais Aguirre utiliza alguns dos gêneros da música tradicional argentina como base para a construção de uma linguagem pessoal e original. As peças aqui apresentadas fazem parte da suíte Paisajes.
O pianista e compositor Gustavo “Cuchi” Leguizamón deixou uma obra importantíssima para o folclore argentino. Segundo o escritor Federico Monjeau, as peças de Leguizamón “constituem um gênero próprio dentro do folclore, e são o mais valioso tesouro da música
argentina”. A linguagem inovadora deste compositor é aqui apresentada em versões arranjadas para guitarra sola por Pablo Márquez.
O recital encerra com outra obra de Piazzolla, Adiós Nonino, em um arranjo de Agustín Luna.
Rafael Iravedra nasceu na cidade de La Plata, Argentina, e é Mestre em Música (Práticas Interpretativas – Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2008, concluiu o Professorado en Guitarra pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP) e em seguida cursou a Especialização Superior em Guitarra no Conservatório “Luis Gianneo” da cidade de Mar del Plata, com o maestro Eduardo Isaac, concluindo em 2012. Entre 2005 e 2011, ocupou o cargo de professor ajudante na Faculdade de Bellas Artes da UNLP, onde ministrou as disciplinas História da Música I e II. Entre 2015 e 2017, foi professor substituto de Violão e Prática de Conjunto no Curso Técnico em Instrumento Musical no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Brasil).
Participou de diversos festivais, cursos e masterclasses com renomados professores, como Pablo Márquez, Eduardo Fernández, Odair Assad, Eduardo Egüez, Fabio Zanon e Zoran Dukic, entre outros. Integrou o Quarteto de Violões da Faculdade de Bellas Artes entre 2004 e 2006, e foi convidado em várias oportunidades para tocar junto ao Ensemble de Música Contemporânea da FBA. Apresentou-se em concertos como solista e integrante de conjuntos de câmara em diversas salas da Argentina, Brasil e Colômbia. Atualmente, é doutorando em Práticas Interpretativas na UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Daniel Wolff, e estagiário no Programa de Doutoramento em Música da Universidade de Aveiro (Portugal).

Novembro
02
2017

(Portuguese) Rafael Iravedra – Música Argentina para Guitarra

O recital é composto por obras de quatro dos mais importantes compositores da música argentina: Astor Piazzolla, Gustavo Leguizamón, Carlos Aguirre e Alberto Ginastera. As Cinco peças para guitarra (1980) de Astor Piazzolla e a Sonata Op.47 (1976) de Alberto Ginastera (obras já consagradas no repertório tradicional da guitarra) são as únicas escritas originalmente para guitarra por esses compositores.


Continuar