Our product
Catalog

Os instrumentos existentes na nossa loja são produzidos artesanalmente em Portugal. Tentamos representar a variedade de cordofones da nossa tradição. Temos também instrumentos de outros países que têm a sua raiz em cordofones portugueses. Aqui poderá obter mais informações sobre a sua construção e história.

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Lessons at the
Casa da Guitarra

As aulas na Casa da Guitarra surgiram na sequência do desafio lançado por muitos dos nossos clientes que procuravam aprender ou aprofundar conhecimentos.

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Events at the
Casa da Guitarra

Os eventos produzidos na Casa da Guitarra podem ser de diferentes géneros, tendo como propósito comum a divulgação/apresentação de projectos de música acustica.

Promovem também a ligação entre o nosso espaço e a comunidade onde nos inserimos.

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Catalog

É fundamentalmente no Minho que o Cavaquinho aparece hoje como uma espécie típicamente popular, ligada às formas essenciais da música característica desta província. O Cavaquinho minhoto têm como característica a escala rasa com o tampo, o que facilita a prática do “rasgueado”, contém doze trastos e a boca da caixa é usualmente de ”raia” embora surjam ainda outros de boca redonda. O Cavaquinho é um instrumento com um grande número de afinações que variam conforme as terras, as formas tradicionais e até os tocadores. Mi Si Lá Ré, agudo para o grave, será porventura a afinação mais versátil, mas Ré Si Sol Sol ou Mi Dó# Lá Lá serão por certo as afinações mais usuais entre os tocadores de Braga para a prática do varejamento do malhão e do vira na “moda velha”
Cavaquinho

(Portuguese) É fundamentalmente no Minho que o Cavaquinho... Ler Mais

O Machete ou Machetinho madeirense oitocentista, é um pequeno cordofone de mão, ou de corda dedilhada que entronca na grande e diversificada família das violas de mão portuguesas tardo-quinhentistase, da qual, é o seu soprano. Na ilha da Madeira, no último quartel do séc. XIX, o instrumento é designado por Machete de Braga, sendo a partir de finais desse período simplesmentechamado de Braguinha. Este instrumento de solo, cantante ou ponteado, alegre e gracioso foi, em outros tempos, de grande estima das damas e donzelas madeirenses. Diferencia‐se pelo facto da sua escala ser sobreposta à caixa de ressonância e não rasa como o seu homónimo Cavaquinho. O Braguinha encordoa com 4 cordas, do agudo para o grave, Ré Si Sol Ré.
Braguinha

(Portuguese) O Machete ou Machetinho madeirense... Ler Mais

Cavaquinho Brasileiro
Cavaquinho Brasileiro

(Portuguese) Cavaquinho... Ler Mais

Cavaquinho Cabo Verde Casa da Guitarra Porto
Cavaquinho Cabo Verde

(Portuguese) Cavaquinho Cabo Verde... Ler Mais

Lisboa Portuguese Guitar

(Portuguese) Existem três tipos de Guitarra Portuguesa: a... Ler Mais

A Guitarra Portuguesa é um instrumento muito difundido em Portugal sendo o que mais se aproxima do sentimento Lusitano do povo português. Tudo leva a crer, ter sido um instrumento que entrou pela barra do rio Douro, aquando das trocas comerciais entre Portugal e a Inglaterra no séc. XVIII, O Cistre mais tarde conhecido por Guitarra Inglesa, entusiasmou músicos e construtores do Norte do País, até que António da Silva Leite, Mestre de Capela na Sé Catedral do Porto, nacionalizou este instrumento, chamando‐lhe Guitarra Portuguesa. A forma da Guitarra Portuguesa de Coimbra é maior do que a de Lisboa. Tem uma caixa mais aguçada e a escala mais comprida ajustada ao tipo de “balada”. A sua afinação é diferente da de Lisboa, com um tom abaixo, Lá Sol Ré Lá Sol Dó, do agudo ao grave. É um cordofone com acordes, uma estrutura e colocação das cordas que caracteriza bastante a música de Coimbra. A sua voluta tem um motivo de forma oval, a lágrima. Continuar
Coimbra Portuguese Guitar

A Guitarra Portuguesa é um instrumento muito difundido em... Ler Mais

A Viola Beiroa apareceu na faixa leste do distrito de Castelo Branco e acompanhava descantes festivos, nas tabernas, e sobretudo em serenatas aos noivos. Praticamente desaparecida da Beira Baixa, esta viola pode ser ainda encontrada em ocasiões cerimoniais, destacando-se a sua aplicação na “Dança dos Homens” que remontam o Sec XVII. Além das cinco ordens de cordas, característica das violas portuguesas, a Viola Beiroa tem duas cordas mais agudas, conhecidas por “Requintas” ou “Cantadeiras”, presas a um cravelhal suplementar junto da caixa, e são sempre tocadas soltas. A Viola Beiroa pode conter as seguintes afinações: Ré Si Sol Ré Lá Ré, do agudo para o grave, e Mi Ré Lá Mi Si Ré, de modo a obter um maior enriquecimento sonoro e uma maior simplicidade nos acordes
Beiroa Guitar

(Portuguese) A Viola Beiroa apareceu na faixa leste do... Ler Mais

Também designada por Viola Alentejana, a Viola Campaniça era o instrumento musical usado para acompanhar os célebres cantares à desgarrada, ou " cantes a despique", nas festas e feiras do Alentejo. É a maior das violas portuguesas e possui 5 ordens de cordas, tocada de dedilhado apenas com o polegar, sendo que as cordas mais graves são geralmente tocadas soltas. Adaptada à exposição da melodia das modas e cantigas alentejanas pode possuir dois tipos de afinação: Sol Mi Dó Fá Dó, do agudo para o grave, e Mi Dó# Lá Ré Lá. Como particularidade, apesar de ser um instrumento de dez cordas, pode possuir doze afinadores o que indicia que o instrumento, que se crê que tenha evoluido a partir da “Vihuela de Mano” medieval , foi outrora dotado de uma sexta ordem de cordas duplas, mas que estas terão caído em desuso
Campaniça Guitar

(Portuguese) Também designada por Viola Alentejana, a... Ler Mais


Next Events

“Fado às 6h” é um espetáculo de fado tradicional, com duração aproximada de 60 minutos. A música é acompanhada com um Porto, servido no intervalo. Quintas-feiras, sextas- feiras e Sábados – Sessão às 18h Informações ou reservas, por favor contactar 222 010 033 ou geral@casadaguitarra.pt Fado às 6 is a performance of traditional fado music, that takes approximately 60 minutes. It is accompanied by a glass of Port served during the interlude. Thursdays, Fridays and Saturdays, at 6pm. For information or reservations, please contact 222 010 033 or geral@casadaguitarra.pt
Fado às 6h

2018-01-01 2018-12-31 18h

Fado às 6 is a performance of traditional fado music, that takes approximately 60 minutes. It is... Ler Mais

Oficina de Viola de Fado com Bruno Brás Fado tradicional e Fado canção Andamentos e balanço Linhas melódicas do baixo Harmonia Funcional Valor 25 € Número mínimo de participantes 3 Número máximo de participantes 8 Inscrições : geral@casadaguitarra.pt   BRUNO BRÁS, nascido em Vila Nova de Gaia a 19 de Novembro de 1981, desde cedo tem vindo a expressar o seu grande gosto pela música. Viveu toda a sua infância e adolescência na freguesia de Valadares, onde em 1993 entrou para o grupo folclórico da zona. Nesse mesmo grupo, passou desde a guitarra clássica, cavaquinho, bandolim  até ao acordeão. De 1998 a 2009, tocou teclados no grupo de música  “Impecaveis Band” e logo após, em 2010, integrou a Orquestra notas D`Ouro, Orquestra residente do Casino da Póvoa, como pianista. Já em 2011 iniciou um projeto do qual foi diretor musical, Tributo ao Elvis Presley, “Selvis Prestley TCB Band”. No mesmo ano, toma contacto com a  Guitarra Portuguesa e em poucos meses passa da Guitarra Portuguesa para a  Viola de acompanhamento de fado, desenvolvendo desde então a grande paixão pelo fado mas principalmente em acompanhar fado à viola”. De 2011 até aos dias de hoje  tem acompanhado grandes fadistas no Porto e em Lisboa tendo tocado nas melhores casas de fado. Em Lisboa, no Fora de Moda, Tasca do Chico, Mesa de Frades, Marques da Sé... no Porto, no Mal Cozinhado, no restaurante típico “O Fado” e na Casa da Mariquinhas (onde foi residente). Além das casas de fado também fez espetáculos por todo o país, casinos, barcos, Fado In Porto (Projeto Rádio Renascença) e estrangeiro, onde actuou em  países como Alemanha, Suíça, Chipre, Noruega ou Dinamarca. 
Oficina de Viola de Fado com Bruno Brás

2018-06-30 2018-06-30 15:00

(Portuguese) Oficina de Viola de Fado com Bruno Brás Fado tradicional e Fado... Ler Mais


Recent Events

Marcos Pablo Dalmacio Este é um programa de música do século XIX interpretado com uma guitarra semelhante às da época. O repertório inclui obras de compositores europeus e latino-americanos que escreveram a sua música em ambos os lados do oceano durante um mesmo período. São eles Fernando Sor, Anton Diabelli, Luigi Legnani, Johann Kaspar Mertz o compositor peruano Pedro Ximenez Abril Tirado, entre outros.
Marcos Pablo Dalmacio

2018-05-26 2018-05-26 17:00

(Portuguese) Este é um programa de música do século XIX interpretado com uma guitarra semelhante... Ler Mais

Oficina de Viola Campaniça e Canto Canto à Viola por Carlos Batista Esta oficina pretende dar a conhecer a técnica da viola campaniça assim como o repertório vocal associado a esta viola de arame. Carlos Batista é um músico do Porto com um vasto trabalho na área da música tradicional, fundador e membro e vários projectos, entre eles Capagrilos. 19 de maio das 15 às 17h. 20 euros mínimo participantes: 3 máximo participantes: 12
Oficina de Viola Campaniça e Canto

2018-05-19 2018-05-19 15:00

(Portuguese) Esta oficina pretende dar a conhecer a técnica da viola Campaniça assim como o... Ler Mais


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Oficina de Viola de Fado com Bruno Brás Fado tradicional e Fado canção Andamentos e balanço Linhas melódicas do baixo Harmonia Funcional Valor 25 € Número mínimo de participantes 3 Número máximo de participantes 8 Inscrições : geral@casadaguitarra.pt   BRUNO BRÁS, nascido em Vila Nova de Gaia a 19 de Novembro de 1981, desde cedo tem vindo a expressar o seu grande gosto pela música. Viveu toda a sua infância e adolescência na freguesia de Valadares, onde em 1993 entrou para o grupo folclórico da zona. Nesse mesmo grupo, passou desde a guitarra clássica, cavaquinho, bandolim  até ao acordeão. De 1998 a 2009, tocou teclados no grupo de música  “Impecaveis Band” e logo após, em 2010, integrou a Orquestra notas D`Ouro, Orquestra residente do Casino da Póvoa, como pianista. Já em 2011 iniciou um projeto do qual foi diretor musical, Tributo ao Elvis Presley, “Selvis Prestley TCB Band”. No mesmo ano, toma contacto com a  Guitarra Portuguesa e em poucos meses passa da Guitarra Portuguesa para a  Viola de acompanhamento de fado, desenvolvendo desde então a grande paixão pelo fado mas principalmente em acompanhar fado à viola”. De 2011 até aos dias de hoje  tem acompanhado grandes fadistas no Porto e em Lisboa tendo tocado nas melhores casas de fado. Em Lisboa, no Fora de Moda, Tasca do Chico, Mesa de Frades, Marques da Sé... no Porto, no Mal Cozinhado, no restaurante típico “O Fado” e na Casa da Mariquinhas (onde foi residente). Além das casas de fado também fez espetáculos por todo o país, casinos, barcos, Fado In Porto (Projeto Rádio Renascença) e estrangeiro, onde actuou em  países como Alemanha, Suíça, Chipre, Noruega ou Dinamarca. 
Oficina de Viola de Fado com Bruno Brás

(Portuguese) Oficina de Viola de Fado com Bruno Brás Fado tradicional e Fado... Ler Mais

Sindicato dos Bancários do NorteFoi estabelecido um protocolo com o Sindicato dos Bancários do Norte. Para mais informações poderá contactar a Casa da Guitarra ou www.sbn.pt.
Sindicato dos Bancários do Norte

(Portuguese) Foi estabelecido um protocolo com o Sindicato dos Bancários do Norte. Para mais... Ler Mais