Our product
Catalog

Os instrumentos existentes na nossa loja são produzidos artesanalmente em Portugal. Tentamos representar a variedade de cordofones da nossa tradição. Temos também instrumentos de outros países que têm a sua raiz em cordofones portugueses. Aqui poderá obter mais informações sobre a sua construção e história.

Continue

Lessons at the
Casa da Guitarra

As aulas na Casa da Guitarra surgiram na sequência do desafio lançado por muitos dos nossos clientes que procuravam aprender ou aprofundar conhecimentos.

Continue

Events at the
Casa da Guitarra

Os eventos produzidos na Casa da Guitarra podem ser de diferentes géneros, tendo como propósito comum a divulgação/apresentação de projectos de música acustica.

Promovem também a ligação entre o nosso espaço e a comunidade onde nos inserimos.

Continue

Catalog

É fundamentalmente no Minho que o Cavaquinho aparece hoje como uma espécie típicamente popular, ligada às formas essenciais da música característica desta província. O Cavaquinho minhoto têm como característica a escala rasa com o tampo, o que facilita a prática do “rasgueado”, contém doze trastos e a boca da caixa é usualmente de ”raia” embora surjam ainda outros de boca redonda. O Cavaquinho é um instrumento com um grande número de afinações que variam conforme as terras, as formas tradicionais e até os tocadores. Mi Si Lá Ré, agudo para o grave, será porventura a afinação mais versátil, mas Ré Si Sol Sol ou Mi Dó# Lá Lá serão por certo as afinações mais usuais entre os tocadores de Braga para a prática do varejamento do malhão e do vira na “moda velha”
Cavaquinho

ound mostly in the Portuguese region of Minho, the... Ler Mais

O Machete ou Machetinho madeirense oitocentista, é um pequeno cordofone de mão, ou de corda dedilhada que entronca na grande e diversificada família das violas de mão portuguesas tardo-quinhentistase, da qual, é o seu soprano. Na ilha da Madeira, no último quartel do séc. XIX, o instrumento é designado por Machete de Braga, sendo a partir de finais desse período simplesmentechamado de Braguinha. Este instrumento de solo, cantante ou ponteado, alegre e gracioso foi, em outros tempos, de grande estima das damas e donzelas madeirenses. Diferencia‐se pelo facto da sua escala ser sobreposta à caixa de ressonância e não rasa como o seu homónimo Cavaquinho. O Braguinha encordoa com 4 cordas, do agudo para o grave, Ré Si Sol Ré.
Braguinha

he Braguinha or 19th-century Machetinho Madeirense (little... Ler Mais

Cavaquinho Brasileiro
Cavaquinho Brasileiro

(Portuguese) Cavaquinho... Ler Mais

Cavaquinho Cabo Verde Casa da Guitarra Porto
Cavaquinho Cabo Verde

(Portuguese) Cavaquinho Cabo Verde... Ler Mais

Lisboa Portuguese Guitar

(Portuguese) Existem três tipos de Guitarra Portuguesa: a... Ler Mais

A Guitarra Portuguesa é um instrumento muito difundido em Portugal sendo o que mais se aproxima do sentimento Lusitano do povo português. Tudo leva a crer, ter sido um instrumento que entrou pela barra do rio Douro, aquando das trocas comerciais entre Portugal e a Inglaterra no séc. XVIII, O Cistre mais tarde conhecido por Guitarra Inglesa, entusiasmou músicos e construtores do Norte do País, até que António da Silva Leite, Mestre de Capela na Sé Catedral do Porto, nacionalizou este instrumento, chamando‐lhe Guitarra Portuguesa. A forma da Guitarra Portuguesa de Coimbra é maior do que a de Lisboa. Tem uma caixa mais aguçada e a escala mais comprida ajustada ao tipo de “balada”. A sua afinação é diferente da de Lisboa, com um tom abaixo, Lá Sol Ré Lá Sol Dó, do agudo ao grave. É um cordofone com acordes, uma estrutura e colocação das cordas que caracteriza bastante a música de Coimbra. A sua voluta tem um motivo de forma oval, a lágrima. Continuar
Coimbra Portuguese Guitar

The Coimbra Portuguese Guitar features a tear-shaped... Ler Mais

A Viola Beiroa apareceu na faixa leste do distrito de Castelo Branco e acompanhava descantes festivos, nas tabernas, e sobretudo em serenatas aos noivos. Praticamente desaparecida da Beira Baixa, esta viola pode ser ainda encontrada em ocasiões cerimoniais, destacando-se a sua aplicação na “Dança dos Homens” que remontam o Sec XVII. Além das cinco ordens de cordas, característica das violas portuguesas, a Viola Beiroa tem duas cordas mais agudas, conhecidas por “Requintas” ou “Cantadeiras”, presas a um cravelhal suplementar junto da caixa, e são sempre tocadas soltas. A Viola Beiroa pode conter as seguintes afinações: Ré Si Sol Ré Lá Ré, do agudo para o grave, e Mi Ré Lá Mi Si Ré, de modo a obter um maior enriquecimento sonoro e uma maior simplicidade nos acordes
Beiroa Guitar

(Portuguese) A Viola Beiroa apareceu na faixa leste do... Ler Mais

Também designada por Viola Alentejana, a Viola Campaniça era o instrumento musical usado para acompanhar os célebres cantares à desgarrada, ou " cantes a despique", nas festas e feiras do Alentejo. É a maior das violas portuguesas e possui 5 ordens de cordas, tocada de dedilhado apenas com o polegar, sendo que as cordas mais graves são geralmente tocadas soltas. Adaptada à exposição da melodia das modas e cantigas alentejanas pode possuir dois tipos de afinação: Sol Mi Dó Fá Dó, do agudo para o grave, e Mi Dó# Lá Ré Lá. Como particularidade, apesar de ser um instrumento de dez cordas, pode possuir doze afinadores o que indicia que o instrumento, que se crê que tenha evoluido a partir da “Vihuela de Mano” medieval , foi outrora dotado de uma sexta ordem de cordas duplas, mas que estas terão caído em desuso
Campaniça Guitar

Also called Viola Alentejana, the Viola Campaniça was the... Ler Mais


Next Events

“Fado às 6h” é um espetáculo de fado tradicional, com duração aproximada de 60 minutos. A música é acompanhada com um Porto, servido no intervalo. Quintas-feiras, sextas- feiras e Sábados – Sessão às 18h Informações ou reservas, por favor contactar 222 010 033 ou geral@casadaguitarra.pt Casa da Guitarra Porto Fado às 6 is a performance of traditional fado music, that takes approximately 60 minutes. It is accompanied by a glass of Port served during the interlude. Thursdays, Fridays and Saturdays, at 6pm. For information or reservations, please contact 222 010 033 or geral@casadaguitarra.p Casa Guitarra porto fado oporto
Fado às 6h

2019-01-01 2019-12-31 18h

Fado às 6 is a performance of traditional fado music, that takes approximately 60 minutes. It is... Ler Mais

O guitarrista argentino Cristóbal Schulkin faz um percurso musical pela Argentina e por terras exóticas como a Índia e a Turquia. Uma viagem através de compositores argentinos modernos como Ástor Piazzolla, Quique Sinesi e de outros compositores destacados do mundo da guitarra, como Carlo Domeniconi.
De Buenos Aires até Istambul

2019-07-27 2019-07-27 17:00

(Portuguese) O guitarrista argentino Cristóbal Schulkin faz um percurso musical pela Argentina e... Ler Mais


Recent Events

Apresentação do disco Porto Poente de Augusto Pacheco. Próximo sábado às 17:00. Entrada Livre! No Porto, a Alvorada cheirava a sonho e desconhecido. A sorrir-te sob um arco da Alegria, o futuro trazia nos olhos o céu e sapatos castanhos nos pés. Saciavas-te de música e de beijos roubados. Entreparedes. Nas tuas mãos, entre ligados e rasgueados, fizeste-me Guitarra. Plantaste canções e gritos no meu peito, colheste lágrimas e esperanças do meu ventre. E teus olhos meu sol, Em teu coração minha casa, Meu abrigo, Meu destino, Meu Porto Poente. Isabel Sá
Porto Poente

2019-07-06 2019-07-06 17:00

(Portuguese) Apresentação do disco Porto Poente de Augusto Pacheco. Próximo sábado às... Ler Mais

8 peças para guitarra da autoria de Carlos Paredes e Eduardo Baltar Soares. 8 pinturas de João Marques de Lima inspiradas nas paisagens naturais e musicais de Portugal. Um concerto, uma exposição e uma conversa em torno da obra de Carlos Paredes. Participação de João Diogo Leitão na Guitarra Clássica Conversa conduzida por Octávio Fonseca Silva Quadros para Paredes é um gesto musical largo composto por 8 episódios onde procurei emoldurar a música de Carlos Paredes. Não se trata de uma homenagem. Paredes é Paredes e não precisa de homenagens. Trata-se, antes, de uma necessidade. Necessidade de exteriorizar a admiração sem limites pelo seu trabalho. Necessidade de aprender a música do mestre, moldá-la para que caiba na viola. Torná-la um pouco minha, no fundo querer ser Paredes por instantes. É um trabalho que pretende reflectir sobre as grandes heranças culturais. O que fazer com elas? Conhecer, estudar, reproduzir? Sem dúvida. Mas optámos aqui, também, por interferir, interpelar, cortar e acrescentar. Quisemos enfatizar gestos, criar pontos de inflexão, preparação e momentos de contemplação. Construir uma narrativa. Não deixa de ser, por isso, um pensamento sobre o lugar da memória na actualidade dos dias. "Eduardo Baltar Soares"
Quadros para Paredes

2019-06-29 2019-06-29 18h

(Portuguese) 8 peças para guitarra da autoria de Carlos Paredes e Eduardo Baltar Soares. 8... Ler Mais


Featured

O guitarrista argentino Cristóbal Schulkin faz um percurso musical pela Argentina e por terras exóticas como a Índia e a Turquia. Uma viagem através de compositores argentinos modernos como Ástor Piazzolla, Quique Sinesi e de outros compositores destacados do mundo da guitarra, como Carlo Domeniconi.
De Buenos Aires até Istambul

(Portuguese) O guitarrista argentino Cristóbal Schulkin faz um percurso musical pela Argentina e... Ler Mais

Aulas de cavaquinho com Pedro João
Aulas de cavaquinho com Pedro João

(Portuguese) Aulas de cavaquinho com Pedro... Ler Mais